O cenário atual do mercado de recarga de carros

Image

A principal barreira para o uso massivo é o elevado custo de produção, tempo de recarga e as dificuldades de acesso aos pontos de recarga.

Os carros elétricos foram desenvolvidos ainda na primeira metade do século XIX, antes dos carros a combustão. Porém os carros elétricos somente voltaram à relevância a partir dos anos 2000, com baterias de ion- lítio, igualando os carros elétricos e a combustão em termos de autonomia e desempenho.

Atualmente a principal barreira para o uso massivo é o elevado custo de produção, tempo de recarga e as dificuldades de acesso aos pontos de recarga.

Segundo Matheus Santos, sócio da Tribuci Advogados. ‘’Para bastecer um carro a combustão em um ponto de gasolina, demora no máximo cerca de 10 minutos, já o carro elétrico no início poderia levar até 8 horas. Porém hoje há carregadores rápidos, onde carregam em 20 minutos’’.

No Brasil o veículo mais barato é o JAC iEV20 com preço de 130 mil, sendo um custo alto.

Os pontos de recargas possuem uma resolução da ANEEL 819/2018 que permitem a expansão das redes de pontos de recarga no país e que distribuidoras de energias ou empresas de qualquer outro ramo prestem serviços de recarga de veículos elétricos.

O serviço de recarga não é considerado venda de energia, mas serviço de natureza acessória complementar, na resolução 581/2013, sendo assim os preços cobrados pela recarga podem ser livremente estipulados pelos prestadores de serviços.

Os custos de adequação da rede para instalação dos pontos de recarga deverão ocorrer pelo titular da unidade consumidora em que serão instalados, seguindo os critérios e condições do manual PRODIST.

Os números de pontos de recargas na unidade deve ser limitado pelo número de carros que ela é capaz de recarregar ao mesmo tempo.

Fonte: Carro elétrico BR

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUL - 8º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
03 e 04 DE MARÇO DE 2021
CANELA - RS - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsul.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI ENERGIA SOLAR / CLAMPER / NEXEN GROUP / PHB SOLAR / AMARA-E / SICES SOLAR / CISER / L8 GROUP/ INOX-PARAFUSOS / SSM SOLAR BRASIL / JA SOLAR / WDC NETWORKS / WEG / EMBRASTEC / GOODWE / SUNGROW POWER / INGETEAM / LONGI SOLAR / SOLIS INVERTERS / AMPHENOL / POLITEC / PROAUTO ELECTRIC / PIETA TECH / MODULAR ESTRUTURAS / EDELTEC SOLAR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: